Ads 468x60px


UNFPA e Secretaria nacional da juventude asinam acordo



A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) devem assinar ainda no segundo semestre de 2009 um termo de cooperação técnica para apoiar as políticas públicas e ações para o desenvolvimento da população jovem.
No mundo, mais de 1.5 bilhão de pessoas tem entre 10 e 25 anos de idade – a maior geração de jovens de toda a história. No Brasil, os cerca 35 milhões de jovens representam 50% da população entre 15 e 25 anos da América Latina e cerca de 80% do Cone Sul.
“Este é um momento essencial para o investimento nos jovens. Além disso, os números servem como subsídio para sustentar que sem investimento em ações para a juventude toda a agenda do desenvolvimento está comprometida”, explicou Elizeu Chaves, Representante Auxiliar do UNFPA.
Os últimos censos indicam um aumento de 26% da fecundidade entre jovens e adolescentes. Entre as mães jovens, 94% não tem companheiro. No que diz respeito aos óbitos, as estatísticas apontam a violência como uma questão preocupante: 70% dos óbitos dos jovens brasileiros são por causas externas, como homicídio e acidentes de trânsito.
O termo de cooperação entre o UNFPA e a Secretaria de Juventude tem o objetivo de unir esforços com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para o fortalecimento dos Programas de Políticas de Juventude, apoiando intercâmbios com os países latino-americanos e africanos.
Entre os temas prioritários estão o fortalecimento do diálogo inter-governamental, apoio à capacitação de recursos humanos, desenvolvimento de atividades e campanhas para a valorização dos jovens e estudos e pesquisas sobre os indicadores sociais da juventude.
Segundo o acordo, o UNFPA deve apoiar a elaboração de Planos Anuais de Trabalho na área e mobilizar gestores e técnicos para o desenvolvimento das atividades. “Estamos prontos a apoiar o governo brasileiro nas iniciativas propostas para avançar os direitos e a participação dos jovens”, completou Chaves, do UNFPA.


Do UNFPA – Notícias