Ads 468x60px

Trabalhadores da Flaskô resistem e pedem apoio!


Campanha Internacional - em todos lugares e organizações - ajudem-nos: Enviem moções de apoio à luta da Flaskô para a Prefeitura e Câmara Municipal de Sumaré-SP.

Apoie o projeto de Lei de Iniciativa Popular de declaração de utilidade pública da Flaskô aqui!

No último dia 10/02 (saiba mais aqui), os trabalhadores da Flaskô fizeram o lançamento da campanha em Sumaré pela Declaração de Interesse Social da Área da Flaskô, rumo à expropriação da fábrica, como transição no caminho da estatização sob controle operário. Em conjunto com os moradores da Vila Operária e Popular, explicou-se que a luta pela referida declaração é fundamental para a desapropriação da área e regularização das moradias.

Assim, essa campanha é importantíssima para consolidar, reconhecida pelas instituições de Sumaré, o projeto desenvolvido na defesa dos empregos, na defesa da moradia, no acesso à cultura e esportes, enfim, à uma luta realizada numa área que cumpre uma verdadeira função social. Nesse sentido, a área da Flaskô (fábrica Flaskô, Vila Operária e Fábrica de Esporte e Cultura) terá sua função social reconhecida formalmente pelo Poder Público Municipal, tornando-o um projeto público e permanente na área.
Resposta dos trabalhadores da Flaskô). Por isso, os trabalhadores estão nas ruas, cotidianamente, expondo as contradições do capitalismo e exigindo que cada fábrica quebrada seja ocupada e retomada a produção sob controle dos trabalhadores.

A resistência da luta dos trabalhadores da Flaskô está prestes a completar sete anos. As dificuldades e ataques são grandes e cotidianos. Por isso, neste momento, é fundamental o apoio de todos os movimentos sociais, entidades, partidos, associações, etc., enviado cartas, petições, moções de apoio e outras iniciativas em direção à prefeitura e à Câmara de vereadores de Sumaré. Estamos nos mobilizando para garantir a realização de audiência pública na Câmara de Vereadores, com a presença da Prefeitura, para discutir e dar encaminhamentos em direção à expropriação de toda a área da Flaskô, como prevê o projeto de lei apresentado pelo Conselho de Fábrica da Flaskô e pelos moradores da Vila Operária e Popular durante o ato realizado.

Os trabalhadores da Flaskô continuam com a campanha pela estatização da fábrica sob controle operário, pois sabem que essa é a única garantia de emprego de forma duradoura. Tal campanha é cada vez mais clara, sobretudo diante da resposta de Lula em janeiro aos trabalhadores (leia aqui a