Ads 468x60px

FOMENE REALIZARÁ VI FOPPIR - 2009


O Fórum pela Promoção da Igualdade Racial – FOPPIR é um movimento que congrega mais de vinte entidades que atuam na promoção da igualdade racial, além de envolver grupos de discussões em mais de cinqüenta municípios de Minas Gerais.
Desde sua primeira edição em 2004, o FOPPIR se tornou um movimento estadual e vem reunindo diversas entidades, grupos e movimentos sociais, tornando-se um espaço para discussões, debates e proposições acerca de uma política para promoção de igualdade racial, em todas as áreas: saúde, educação, cultura, emprego, juventude, mulher, etc., e em todos os níveis e esferas de poder.
Assim, este Movimento busca interação e ação conjunta, articulada, voltada para a inserção social das etnias, sobretudo, a etnia negra, bem como o exercício da cidadania em sua plenitude, cuja formação de consciência crítica e luta organizada pela implantação e execução de políticas para igualdade racial são os principais objetivos.
A cada encontro ampliado, que acontece uma vez em cada ano, escolhe-se um tema a partir do qual versará os debates e encaminhamentos, tornando-se área de intervenção das entidades, grupos e movimentos sociais que integram o Fórum pela Promoção de Igualdade Social.
Para o VI FOPPIR, propõe-se a discussão acerca do ‘Estatuto da Promoção da Igualdade Racial’. A política racial, através da ação direta dos negros e negras, tem sido o caminho mais fecundo para a defesa de uma população que, em sua maioria, é mantida à margem da política institucional. Os negros e negras ainda com a participação política limitada, sabem que é também no poder político que conquistarão espaço, inclusive nas instituições do Estado. A participação prevista será de duzentas e cinqüenta (250) pessoas, distribuídas entre representantes da Sociedade Civil organizada e Poder Público. O FOPPIR se realizará no período de 30 de outubro a 1º de novembro em Ponte Nova e terá como tema, o Estatuto da Igualdade Racial.Inscrições para o VI Fórum Pela Promoção da Igualdade Racial serão abertas em agosto de 2009. mais informaçoes no site: http://www.fomene.org.br/

fonte:site Fomene